A diminuição de temperatura em residência carente a partir da reutilização de embalagens Tetra Pak: uma experiência no município de Xique-Xique, Bahia

Autores

  • Vinicius Medeiros de Oliveira Antunes Universidade do Estado da Bahia
  • Camilla Silva Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Iara Vitória Gomes Figuerêdo Universidade do Estado da Bahia
  • Eric Tauan Santos Sampaio Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Darcy Ribeiro de Castro Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-8505-6884

Palavras-chave:

Caixa de leite, Educação ambiental, Redução de temperatura

Resumo

A embalagem Tetra Pak é um material de difícil reciclagem e leva anos para sua decomposição, sendo importante o desenvolvimento de técnicas para seu reaproveitamento. Pensando nisso e na condição climática da região do sertão de xiquexiquense, o projeto teve como objetivo criar um forro alternativo de baixo custo para residências, visando obter dados quanto a sua eficiência na temperatura interna em residências, sendo utilizado o método qualitativo para a análise e obtenção dos dados do trabalho, sendo todas as etapas do andamento do projeto cuidadosamente analisadas, na busca do aperfeiçoamento das técnicas utilizadas, a partir da higienização das embalagens, montagem das placas e fixação do forro, assim foi possível observar a redução de aproximadamente 4°C, onde a temperatura do ambiente inicialmente estava com cerca de 27°C passando para 23°C, sendo de extrema importância dar continuidade na experiência, destacando a viabilidade do projeto e a importância da educação ambiental.

Biografia do Autor

Darcy Ribeiro de Castro, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Católica do Salvador-UCSAL (1994). É especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2000). É Mestre e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2010-2014) e Pós- Doutor nesta nesta mesma área (2020). É Professor Adjunto- B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na Graduação e Pós-graduação. Está vinculado aos Colegiados dos Cursos de Engenharia de Pesca (EP), Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA) e Pós-graduação em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional (EABCR)- UNEB, Campus XXIV, Xique-Xique-BA. É Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa Ambiental (NEPEA) no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Participa do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua nas linhas de pesquisa Educação e Cultura e Biodiversidade e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Biologia Geral, Meio Ambiente, Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia.

Downloads

Publicado

23-12-2019