Livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: um estudo sobre as demonstrações
Palavras-chave:
Demonstração, Livros didáticos de matemática, Educação matemáticaResumo
As pesquisas enfatizam que o ensino de matemática inclua a sistematização das propriedades matemáticas. O livro didático de matemática, por ser o difusor da matemática indicada para o ensino, a forma como o conteúdo é apresentado contibui diretamente para este ensino. A pesquisa tem objetivo investigar se os livros didáticos de matemática do ensino médio ao apresentarem os conteúdos, levam em consideração as demonstrações diretas e indiretas, uma vez que estas são fundamentais para o entendimento da matemática. A pesquisa é qualitativa e pauta o volume 1 de duas coleções de livros de matemática do ensino médio que são amplamente utilizados pelas escolas brasileiras e recomendados pelos órgãos oficiais. Consta-se que os conteúdos são apresentados mediante a definição, problemas de aplicações e até algumas demonstrações. Demonstraçoes caracterizadas como as diretas e indiretas, que influenciam para a compreensão da matemática enquanto ciência abstrata, não se localizam nas obras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Sertão Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.