https://sertaosustentavel.com.br/index.php/home/issue/feed Revista Sertão Sustentável 2023-09-30T00:00:00+01:00 Revista Sertão Sustentável sistema@sertaosustentavel.com.br Open Journal Systems <p>A Revista Sertão Sustentável (RSS) foi criada em 04 de Junho de 2019 no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, DCHT XXIV, da Universidade do Estado da Bahia, Campus de Xique-Xique. Em 2022, passou a funcionar em parceria com o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, DCHT XVI, Campus de Irecê. Atualmente, está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGE) - Campus XVI. <br />A Revista se propõe a divulgar notas científicas, artigos completos de pesquisa e de revisão nas seguintes linhas de pesquisa: Biodiversidade, Meio Ambiente e Ecologia, Produção Agroecológica e Educação e Cultura. Seu principal objetivo é divulgar conhecimento científico de forma multidisciplinar, valorizando a região do sertão nordestino com destaque para o Desenvolvimento Sustentável.<br />A revista publica um único volume por ano, composto por dois números, além de uma edição especial, em caso oportuno.</p> https://sertaosustentavel.com.br/index.php/home/article/view/59 Brazilian Amazon: environmental and economic tragedy 2023-06-03T21:22:41+01:00 Heslley Silva heslley@uniformg.edu.br <p>It is discussed that the issue of preservation of the Brazilian Amazon goes beyond the environment, becoming a broader and more serious issue in Brazil. The losses are enormous with the loss of commercial agreements and investments, in this context, the vision and actions of the Brazilian government increase the risks of long-term effects on the economy, health and of course on the Brazilian environmental resources. It is addressed the short-, medium- and long-term risks, in addition to the possible environmental opportunities generated by the current crisis. Brazil can become a model of global environmental preservation, with technology and science it can consolidate itself as a large agricultural producer without advancing in deforestation, especially in the Amazon.</p> 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Sertão Sustentável https://sertaosustentavel.com.br/index.php/home/article/view/60 O que se tem/faz sobre Educação Ambiental na UNEB, DCHT - Campus XXIV 2023-01-21T17:43:25+00:00 Nadson Pitanga de Jesus Santos nadson_pitanga@hotmail.com Andiara Amorim dos Santos andiarasantos11@gmail.com Isla Adriana Barbosa Bento islaadryan2013@hotmail.com Darcy Riberio de Castro darcyrcastro@gmail.com <p>A Educação Ambiental (EA) é uma ferramenta auxiliadora para o ensino teórico e prático acerca de diferentes assuntos do dia a dia. Por isso, buscou-se com esse trabalho construir um panorama acerca dos conteúdos/métodos e ações relacionadas à EA contempladas nos artigos da Revista Sertão Sustentável-RSS e nos projetos desenvolvidos da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, <em>Campus </em>XXIV. O estudo abrangeu uma pesquisa bibliográfica (artigos) e documental (projetos) de caráter quali-quantitativo mediante análise de conteúdos e estatística descritiva. Encontraram-se 24% dos artigos relacionados à EA e 11,2% dos projetos. Verificou-se que para os artigos e projetos, os conteúdos/métodos de EA tiveram frequência de 33,33% (3) e 47,05% (8), enquanto as ações representaram respectivamente 66,67% (6) e 52, 95% (9). Os conteúdos e ações de EA podem suscitar estratégias de ensino capazes de sensibilizar, conscientizar, potencializar e empoderar diferentes atores sociais quanto ao compromisso com a sustentabilidade no semiárido.</p> 2023-10-13T00:00:00+01:00 Copyright (c) 2023 Revista Sertão Sustentável https://sertaosustentavel.com.br/index.php/home/article/view/97 Inclusão da farinha da parte aérea da mandioca (Manihot esculenta Crantz) na alimentação do camarão Macrobrachium rosenbergii (HELLER, 1862) 2023-03-01T20:18:17+00:00 Gilma Rodrigues de Souza gilminharodrigues@outlook.com César Antunes Rocha Nunes carnunes@uefs.br Pedro Gargur Dos Santos Coroa pedrogargur@uol.com.br Andrelma Rodrigues Carvalho andrelma98@gmail.com Andressa Rodrigues Carvalho andressinha2112@gmail.com Leilson da Costa Santos Ministrodapalavra2015@outlook.com Luis Carlos Cruz Santos lksantos13@gmail.com Lindomara Bessa da Silva lindomara_bessa@hotmail.com Manoel dos Santos Lima manoeldslima@hotmail.com Natacio Leitão da Silva natacioleitao@outlook.com <p>O objetivo do estudo foi analisar a influência da farinha da parte aérea da mandioca (Manihot esculenta Crantz) na fase juvenil do camarão M. rosenbergii. O experimento foi realizado no Laboratório de Carcinicultura da Universidade do Estado da Bahia - Campus XXIV, com duração de 30 dias. Utilizou (388 ind/m³), peso médio (0,05g ± 0,08g). O delineamento foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os camarões foram submetidos a tratamentos contendo a adição de 5%, 10%, 15% e 20% da farinha da parte aérea da mandioca na ração comercial farelada (35% PB) e dieta controle (0%). As médias de desempenho zootécnico: sobrevivência, ganho de peso, peso médio, conversão alimentar aparente, biomassa, produtividade e taxa de crescimento específico pelo teste de Tukey (p&gt;0,05) não apresentaram diferença significativa. Portanto à inclusão da parte aérea da mandioca não influenciou no desempenho zootécnico em dietas para o camarão da espécie Macrobrachium rosenbergii.</p> 2023-11-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Sertão Sustentável https://sertaosustentavel.com.br/index.php/home/article/view/70 Análise do microcrédito rural nos anos de 2016 a 2020 na região Nordeste e realidade local do município de Xique-Xique, BA 2022-10-11T14:08:06+01:00 Fabiana Sancho de Souza Franca fabianafranca.ac@gmail.com Zoraima de Oliveira Pereira zoraima_x5@hotmail.com César Antunes Rocha Nunes carnunes@uefs.br <p class="rsstextoresumo">O Microcrédito rural tem ganhado espaço na Agricultura familiar através de investimento e custeio das atividades agrícolas. O objetivo do presente trabalho é analisar os impactos da linha de crédito Agroamigo na agricultura familiar. Foi realizada uma revisão de literatura abrangendo as principais publicações acadêmicas sobre o conteúdo, através de planilhas dos últimos 5 anos (2016 a 2020), extraídas do programa Agroamigo. Os dados foram anexados no programa computacional Excel para tabular as informações e gerar gráficos. Notou-se a diminuição da inadimplência, crescimento dos valores contratados, maior inclusão do gênero feminino nas contratações e que ao longo de anos, o programa Agroamigo ampliou substancialmente sua carteira de crédito, ocupando a cada ano um espaço maior nas ofertas de microcrédito, resultados obtidos pela avaliação dos dados operacionais, tornando-se uma possível opção para o fortalecimento da agricultura familiar, e diminuição da pobreza no Brasil.</p> 2023-10-23T00:00:00+01:00 Copyright (c) 2023 Revista Sertão Sustentável https://sertaosustentavel.com.br/index.php/home/article/view/72 Características físico-químicas de solos de viveiros no cultivo do camarão Litopenaeus vannamei (Boone - 1931) 2023-06-23T20:35:30+01:00 César Antunes Rocha Nunes carnunes@uefs.br Frederico Vasconcelos Ribeiro fredvribeiro@hotmail.com Rafael Lima Oliveira rafaeloliveira131@yahoo.com.br <p>O objetivo deste trabalho foi caracterizar a composição físico-química de três solos de viveiros semi-intensivos de <em>Litopenaeus vannamei, </em>pertencentes a Fazenda Oruabo, da Bahia Pesca. As amostras foram coletadas a uma profundidade de 0 a 20 cm utilizando-se de um enxadão e um cano de PVC de 1<sup>1/2</sup> polegada e 30 cm de comprimento. Após a coleta das amostras simples, essas foram misturadas para compor a amostra composta e posteriormente foram encaminhadas ao laboratório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola. As análises químicas e granulométricas seguiram a metodologia proposta pela Embrapa. Todos os solos apresentaram maiores teores da fração areia, possivelmente pelas condições edáficas e histórico de manejo do local. O viveiro 06 apresentou relação positiva no percentual dos coloides e das bases. As concentrações dos micronutrientes são consideradas baixas. Conclui-se que as práticas de manejo são importantes para elevar a concentração de nutrientes fundamentais a criação de <em>L</em>.<em> vannamei.</em></p> 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Sertão Sustentável https://sertaosustentavel.com.br/index.php/home/article/view/80 O papel das políticas públicas na agricultura familiar 2023-02-08T14:50:23+00:00 Samara Rocha Mendes dos Santos samara_s9006@ufob.edu.br Denise dos Santos Martins denise.m0395@ufob.edu.br Laiane Lopes Silva laiane.s0555@ufob.edu.br Leilane Lopes Silva leiliane.s9837@ufob.edu.br Roxane Souza Xavier roxane.x0671@ufob.edu.br Vitor Cipriano Souza Almeida vitor.almeida@ufob.edu.br <p>Objetivou-se compreender o papel das políticas públicas no desenvolvimento da agricultura familiar, averiguando como os programas foram implantados e como influenciaram na qualidade socioeconômica de diferentes regiões do país, por meio de uma análise descritiva. Com os estudos realizados é perceptível a importância das políticas públicas como mecanismo de promoção da inovação social e produtiva, as quais têm como finalidade estabelecer o desenvolvimento das classes sociais mais desfavorecidas. Neste contexto, é notável a distribuição das políticas públicas em todo território nacional, onde algumas como o PRONAF, PAA e o PNAE apresentam maior destaque e expansão. Vale ressaltar ainda que, apesar da importância destes programas nos grupos sociais, é notável que os mesmos necessitam de uma reformulação para conseguir se adequar às várias situações desfavoráveis encontradas no país.</p> 2023-11-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Sertão Sustentável https://sertaosustentavel.com.br/index.php/home/article/view/105 Olhar geográfico no processo da territorialidade no desenvolvimento da agricultura familiar 2023-08-02T15:39:45+01:00 Danielle Guimarães Silva Coiado dani.coiado@gmail.com 2023-09-30T00:00:00+01:00 Copyright (c) 2023 Revista Sertão Sustentável https://sertaosustentavel.com.br/index.php/home/article/view/46 A participação do Programa de Iniciação à Docência no Projeto Político Pedagógico 2023-01-24T18:50:26+00:00 Magnólia Silva Queiroz msqueiroz@uneb.br Vileneide Santana de Araujo vilyaraujo97@gmail.com Lila Monteiro Falcão lilamfalcao@gmail.com Lucas Teixeira de Matos lucas.t.matos@outlook.com Héverton Wesley da Silva Almeida Paixão wesleyalmeida138@gmail.com Renata da Silva Cunha cunha@hotmail.com Areádiner da Silva Lima aresilva18@gmail.com Caíque Abades Silva caiqueabades680@gmail.com Lucas Santana Gomes dos Reis Cruz lucas_sgrc@hotmail.com Adriana Amorim São Paulo adrianaamorimsaopaulo@yahoo.com.br <p>O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma proposta de trabalho que documenta os objetivos, metas e ações da escola a partir de uma construção coletiva. Esse artigo resulta de uma pesquisa qualitativa exploratória que objetivou analisar e atualizar a participação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no PPP de uma escola/campo. A análise foi feita em três momentos: leitura individual e duas leituras coletivas. A leitura individual, livre, consistiu em conhecer o PPP como um todo. A primeira leitura coletiva buscou analisar o PIBID no PPP a partir de palavras norteadoras como Iniciação à Docência, PIBID e Pibidianos. A segunda leitura coletiva buscou identificar pontos do PPP para atualizá-lo. Após a análise percebeu-se que não houve menção sobre o PIBID no documento, mas nas entrelinhas podemos entender que o programa se faz presente. O PIBID é um forte aliado para a escola/campo, tornando-se importante sua menção.</p> 2023-10-05T00:00:00+01:00 Copyright (c) 2020 Revista Sertão Sustentável https://sertaosustentavel.com.br/index.php/home/article/view/94 A Botânica nas universidades públicas da Bahia: a busca de uma abordagem funcional de ensino para os licenciandos 2023-01-20T14:49:06+00:00 Darcy Ribeiro Castro dcastro@uneb.br Francisco Assis Ribeiro dos Santos fasantos@uefs.br Robert Caetano robert.esa@hotmail.com Renata Carvalho Santana renatacarvalho.esa@gmail.com <p>Os cursos de formação de professores da Educação Básica em todo o país estão em processo de mudanças, incorporando as novas diretrizes estabelecidas com a nova legislação. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma análise acerca da organização e abordagem dos conteúdos de botânica ensinados nos cursos de Ciências Biológicas das universidades públicas baianas com vistas a contribuir com a formação docente inicial dos licenciados. Envolveu um trabalho qualitativo mediante estudo documental dos Projetos Pedagógico de Cursos- PPCs dos cursos. Os dados foram categorizados e analisados qualitativamente. Verificamos que os Cursos de Ciências Biológicas em geral<strong> encontram dificuldades operacionais para o ensino de conteúdos específicos de botânica para os quais demandam</strong> o uso de abordagem funcional, a exemplo da macro-microscópica dos conteúdos associada ao Ensino Investigativo Sistêmico, principalmente considerando a ausência da Biologia Celular como Pré-Requisito (PR) para a maioria dos cursos.</p> 2023-11-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Sertão Sustentável https://sertaosustentavel.com.br/index.php/home/article/view/64 O aprendizado dos estudantes de Engenharia de Pesca através de um curso de extensão prático de Biologia Celular 2023-02-24T01:35:59+00:00 Darcy Ribeiro de Castro dcastro@uneb.br Moisés de Souza Borges Santos m.engpesca@outlook.com Robert Caetano robert.esa@hotmail.com Renata Carvalho Santana renatacarvalho.esa@gmail.com <p>As aulas práticas com viés investigativo e sistêmico se apresentam como uma das estratégias de ensino eficazes para o aprendizado dos estudantes em Biologia Celular.&nbsp; Este trabalho teve como objetivo analisar os níveis de aprendizado dos estudantes do curso de Engenharia de Pesca, após participarem de aulas práticas de Biologia Celular num curso de extensão, tendo em vista suas implicações para o ensino. Usou-se a pesquisa qualitativa vinculada à observação participante e a entrevista semiestruturada. Os dados oriundos das aulas práticas e das entrevistas foram agrupados em categorias conceituais e analisados comparativamente. Verificou-se que a maioria dos estudantes apresenta um nível de pensamento espontaneísta sistêmico em detrimento daquele voltado para o nível científico sistêmico em transição e o científico propriamente dito. Percebe-se que um ensino prático de Biologia Celular dentro de um sistema conceitual facilita a aprendizagem e potencializa a aquisição de uma visão crítica e autônoma sobre o assunto.</p> 2023-12-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Revista Sertão Sustentável