Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs (DOI) para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no corpo do texto, posicionadas próximo de onde foram chamadas.
  • Arquivos individuais de cada figura, de acordo com as especificações descritas nas normas (dimensões e formatos adequados), estão sendo submetidos ou serão submetidos posteriormente em caso de aceite do manuscrito para publicação. Reconheço que a não submissão desses arquivos poderá gerar atrasos na publicação de meu manuscrito.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As declarações de Autoria e responsabilidade e de Conflitos de interesse (links disponíveis nas diretrizes para autores) foram devidamente preenchidas e fazem parte dos arquivos submetidos.

Diretrizes para Autores

Os artigos submetidos à Revista Sertão Sustentável (RSS) devem ser originais, ainda não relatados ou submetidos à publicação em outro periódico ou veículo de divulgação. A Revista Sertão Sustentável publica manuscritos nos formatos: Artigo original, Artigo de revisāo e Nota técnica. Se desejar, faça o download de um template de submissão para os formatos de artigo original, artigo de revisão e nota científica.

Os manuscritos podem ser escritos nos idiomas português, inglês ou espanhol. Caso o trabalho seja submetido em inglês ou espanhol, após a aprovação desse pelo comitê editorial, o autor será comunicado para que realize a revisão do idioma.

Os artigos originais deverāo ser submetidos em uma das cinco seções temáticas da revista:

  • Educação e Cultura
  • Engenharias
  • Produção
  • Biodiversidade e Meio Ambiente
  • Ecologia

As submissões nos formatos de Artigo de revisāo e Nota técnica deverāo ser realizadas em suas seções específicas:

  • Artigo de revisāo
  • Nota técnica

Arquivos obrigatórios para a submissão

A submissão de um manuscrito enquadrado em qualquer categoria (Artigo original, Artigo de revisão ou Nota científica) requer um arquivo com o texto completo do manuscrito (contendo figuras e tabelas), um arquivo contendo a Declaração de autoria e responsabilidade, e um arquivo contendo a Declaração de conflitos de interesse.

Preparação do manuscrito

Formato e configuração dos arquivos

O manuscrito deverá estar em formato .doc ou .docx. O tamanho da página deverá ser configurado como A4. O texto deverá ser digitado com espaçamento simples, utilizando fonte Times New Roman, em estilo normal, tamanho 12 e parágrafo recuado por 1 cm. Todas as margens da página deverão ser ajustadas para 2,5 cm. As páginas e as linhas deverão ser numeradas de forma contínua.  Não há limite para número de páginas nas categorias Artigo original e Artigo de revisão. Para a categoria Nota técnica, o manuscrito completo (incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências) deverá ter no máximo 5 páginas.

Na submissão inicial, as figuras deverão estar inseridas no corpo do texto para facilitar o processo de revisão por pares. Se o manuscrito for aceito para publicação pela Revista Sertão Sustentável, será necessário o envio das figuras em arquivos separados em um dos formatos aceitos pela revista (.jpg, .png, .tiff, .pdf ou .svg), com resolução mínima de 300 dpi. A largura máxima da figura será de 9,5 cm (apresentação em uma coluna) ou de 19 cm (apresentação em duas colunas). A fonte empregada deve ser Times New Roman, tamanho 10. Não deverá ser utilizado negrito na identificação dos eixos. A submissão dos arquivos individuais das figuras no momento de submissão inicial do manuscrito não é obrigatória, mas é encorajada.

As tabelas deverão estar inseridas no corpo do texto e deverão ser produzidas dentro do próprio editor de texto (por exemplo Microsoft Word). Somente serão aceitas tabelas em orientação retrato e com largura máxima de 9,5 cm (apresentação em uma coluna) ou 19 cm (apresentação em duas colunas).

A Revista Sertão Sustentável reserva-se ao direito de não aceitar tabelas e/ou figuras com orientação na forma “paisagem” ou que apresentem mais de 19 cm de largura. Tabelas e Figuras devem ser inseridas logo após a sua primeira citação.

As equações devem ser digitadas usando o editor de equações do Word. As equações devem receber uma numeração arábica crescente. As equações devem apresentar o seguinte padrão de tamanho: inteiro (12 pt), subscrito/sobrescrito (8 pt), sub-subscrito/sobrescrito (5 pt), símbolo (18 pt), subsímbolo (14 pt). Estas definições são encontradas no editor de equação do Microsoft Word.

Organização

Os manuscritos que se enquadram na categoria de Artigo original deverão conter os elementos: título, nome do(s) autor(es), título curto, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, material e métodos, resultados e discussão (preferencialmente como um elemento único), conclusão (opcional), agradecimentos (opcional) e referências. Se desejar, faça o download de um template de submissão em formato de artigo original.

Título

Deve ser escrito em caixa alta, negrito, centralizado na página.

Autor(es)

Nomes completos, sem abreviaturas, com apenas as iniciais em maiúsculo, um após o outro, separados por vírgula e centralizados. A afiliação completa de cada autor deverá ser fornecida e indicada através de um número sobrescrito após o nome do autor. Quando mais de um dos autores forem vinculados a uma mesma instituição, será necessário fornecer apenas um número identificador. O autor correspondente deverá ser destacado utilizando um “*” após o seu nome. O e-mail do autor correspondente deverá ser fornecido após as identificações das instituições dos autores.

Não há limite para o número de autores de um manuscrito.

Atenção ao indicar os autores de um trabalho, pois após a submissão não serão aceitas modificações associadas a remoção/adição de autores para o manuscrito.

Título curto

Um título de no máximo 50 caracteres (incluindo espaços) deverá ser fornecido.

Resumo e Abstract

Máximo de 150 palavras.

Palavras-chave e Keywords

No mínimo três e no máximo cinco palavras não presentes no Título e separadas por ponto. A primeira letra de cada palavra deve ser escrita em caixa alta.

Obs: Em se tratando de artigo escrito em idioma estrangeiro (inglês ou espanhol), o título, resumo e palavras-chave deverão, também, constar em português, mas com a sequência alterada, vindo primeiro no idioma estrangeiro.

Introdução

Não inserir tabelas ou figuras.

Material e Métodos

Deve-se neste espaço descrever informações completas quanto a realização do trabalho como local, período, instituições envolvidas, materiais utilizados e métodos aplicados.

Resultados e Discussão

Os resultados poderão ser apresentados em seção independente (Resultados) ou unidos com a discussão (Resultados e Discussão), de acordo com a preferência do autor. Deve-se apresentar os resultados e discuti-los comparando-os com a literatura atual.

Conclusão

Deve ser em texto corrido, sem tópicos. As conclusões poderão ser apresentadas em uma seção específica (Conclusão) ou como último parágrafo da discussão, de acordo com a preferência do autor.

Agradecimentos

A seção de agradecimentos é opcional, mas deverá ser incluída sempre que o manuscrito resultar de um projeto que obteve financiamento.

Referências

As referências deverão estar alinhadas à esquerda. UM PERCENTUAL DE 50% DO TOTAL DAS REFERÊNCIAS DEVERÁ SER REFERENTE A PUBLICAÇÕES RECENTES (MÁXIMO DE 10 ANOS) EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS INDEXADOS.

O título do periódico não deve ser abreviado.

EVITE CITAR LITERATURA CINZA (RESUMOS, TRABALHOS APRESENTADOS E PUBLICADOS EM CONGRESSOS E SIMILARES, MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES, TESES).

As citações no corpo do texto deverão estar de acordo com os exemplos a seguir.

- Um autor: Torres (2008) ou (TORRES 2008);

- Dois autores: Torres e Marcos Filho (2002) ou (TORRES; MARCOS FILHO 2002);

- A partir de três autores: França et al. (2009) ou (FRANÇA et al. 2009).

Lista final de referências

As referências deverão ser apresentadas de acordo com as seguintes orientações.

Artigos científicos:

SOBRENOME, A. B.; SOBRENOME, B. C.; SOBRENOME, D. E. Título completo do artigo. Nome Completo do Periódico, Vol(Núm): página inicial-página final, ano de publicação.

Exemplos:

EINSTEIN, A.; PODOLSKY, B.; ROSEN, N. Can quantum-mechanical description of physical reality be considered complete? Physical Reviews, 47(1): 777-780, 1935.

Livros:

SOBRENOME, A. B.; SOBRENOME, B. C.; SOBRENOME, C. D.; SOBRENOME, D. E. Título do livro. Número de edição. Cidade: Editora, ano de publicação.

Exemplos:

LIN, T. Y.; OHSUGA, S.; LIAU, C. J.; HU, X.; TSUMOTO, S. Foundations of data mining and knowledge discovery. 1ed. Berlin: Springer, 2005.

Capítulo de livro:

SOBRENOME, A. B.; SOBRENOME, B. C. Título do capítulo. In: SOBRENOME, C. D.; SOBRENOME, D. E. Título do livro. Número de edição. Cidade: Editora, ano de publicação.

Exemplos:

REYES, E.; ROSE, K.; JUSTIĆ, D. Estuarine ecological modeling. In: DAY JR, J. W.; CRUMP, B. C.; KEMP, W. M.; YÁÑEZ-ARANCIBIA, A. Estuarine ecology. 2ed. Hoboken: John Wiley & Sons, 2013.

Literatura cinza:

SOBRENOME, A. B.; SOBRENOME, B. C. Título do trabalho. Natureza do trabalho. Ano de publicação.

Exemplos:

PATIÑO, D. M. C. Efeitos do isolamento social: sobre a persistência na procura em contextos associados ao álcool. Tese. 2017.

Nota científica

Manuscritos submetidos como Nota científica deverão conter os elementos título, nome do(s) autor(es), título curto, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, conclusão (opcional), agradecimentos (opcional) e referências. 

Após o abstract e keywords, os autores deverão fornecer um texto descrevendo introdução ao tema/problema, metodologias aplicadas, resultados encontrados e discussão, sem apresentar esses elementos como tópicos. Relatórios de aulas práticas em laboratório ou em campo não serão aceitos para publicação como notas científicas.

Se desejar, faça o download de um template de submissão em formato de nota científica.

Artigo de Revisāo

Manuscritos submetidos como Artigo de revisão deverão conter os elementos título, nome do(s) autor(es), título curto, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, conclusão (opcional), agradecimentos (opcional) e referências.

O texto da revisão deverá ser desenvolvido através da discussão de tópicos livres levantados pelos autores.

Se desejar, faça o download de um template de submissão em formato de artigo de revisão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.