3º Clean Up Day : descarte inadequado de resíduos vítreo e as implicações ambientais na Ipueira, Médio São Francisco, Xique-Xique, Bahia, Brasil

Autores

  • Angela Rodrigues Pereira Universidade do Estado da Bahia
  • Darla Melo Barboza Universidade do Estado da Bahia
  • Luciana Soares de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • Robert Caetano da Silva Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0003-1360-0681
  • Renata Carvalho Santana Universidade do Estado da Bahia
  • André Luiz Lima Batista Sales Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Degradação dos recursos hídricos, Descarte inadequado, Resíduos sólidos, Educação ambiental

Resumo

A degradação dos recursos naturais na sociedade contemporânea tem alcançado patamares incalculáveis, proporcionando déficits ambientais. Nesse sentido, o Clean Up Day Xique-Xique nasceu em 2016, da consciência ecológica de docentes e discentes do Campus Professor Gedival Sousa Andrade da Universidade do Estado da Bahia, com o intuito de minimizar impactos ocasionados pela disposição inadequada de lixo no rio São Francisco. Assim, o Clean Up Day 2018 objetivou coletar e identificar os principais tipos de resíduos sólidos lançados no rio São Francisco, adotando como metodologia, a formação de equipes de coleta dividida por classe de resíduos. Este trabalho designou coletar e quantificar o material pertencente à classe dos vidros. Foram coletados 60 kg de vidros, sendo que boa parte dos objetos identificados, tratava-se de garrafas de bebidas alcoólicas. Diante disso, acredita-se que trabalhar a educação ambiental com a população que margeia a Ipueira, minimizaria parte do problema, reduzindo o descarte inadequado.

Biografia do Autor

Robert Caetano da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, DCHT XXIV. Atuou como monitor em projetos área de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (2017), Tecnologia da Informação no Ensino de Matemática (2018) e Biologia (2018); monitor de ensino nos componentes Cartografia e Geoprocessamento (2019), Física I (2019-2020) e Cálculo III (2021); estagiário na Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Central (2020). Atualmente é monitor no projeto "Atividades Experimentais em Física como Ferramenta para o Estudo de Fenômenos Ambientais", e integra o Grupo de Estudos em Biologia Sistêmica (GEBS).

Downloads

Publicado

19-11-2020