Assistência técnica e extensão rural: Estudo bibliométrico e o impacto no município de Ibitiara – BA

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento Rural. Agricultura Familiar. Políticas Públicas.

Resumo

A pesquisa aborda sobre a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) como política de atuação na vida dos agricultores e sua ocorrência no município de Ibitiara. seu impacto, no que tange os aspectos econômicos, sociais e ambientais. O objetivo foi analisar a importância da assistência técnica no desenvolvimento rural do município, além de quantificar a produção científica acerca do tema. Foi utilizado estudo bibliométrico, através da base de dados Scopus, que fornece uma visão abrangente da produção mundial de pesquisas nas mais diversas áreas. Os resultados do estudo revelaram um avanço quantitativo das publicações ao longo dos anos e o impacto positivo dos serviços da ATER sobre a realidade e local em que foram empregados, com ganhos na produtividade e aprimoramento das técnicas aplicadas pelos agricultores. No município de Ibitiara, há uma escassez no fornecimento desses serviços, entretanto, quando foram disponibilizados, alavancaram a produção, proporcionando uma melhora socioeconômica dos produtores.

Biografia do Autor

César Nunes, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2003). Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com área de concentração em Nutrição e Alimentação de Organismos Aquáticos(2010). Doutorado em Zootecnia pelo Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com linha de pesquisa em Nutrição de Não-Ruminantes(2014).Tem experiência com extensão rural, produção, manejo e nutrição de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Piscicultura, carcinicultura marinha e continental, economia solidária, educação, comunicação do campo, projetos voltados para Agricultura Familiar, atividades coletivas e captação de recursos. Atualmente é professor Adjunto B da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Departamento de Ciências Biológicas - DCBIO, Área VI. Pesquisador cadastrado junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil - CNPq, através do Núcleo de Estudo e Pesquisa Ambiental - NEPEA. Orientador da ConsultAgro Jr., Empresa Júnior de Agronomia da UEFS. Membro do Comitê de Ética no Uso de Animais da UEFS. 

Aldnira Tolentino, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Mestre em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente - (PPGM-UEFS / Bolsista FAPESB 2020-2022). Engenheira Agrônoma pela Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Membro do grupo PET Geografia- Agronomia UEFS. Participa em pesquisas relacionadas a Climatologia como voluntária. Especialização em Ensino de Biologia pela Universidade Candido Mendes-UCAM (2013). Formação em Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC(2011). Presta Serviço de Engenharia Agronômica para a UNICAFES-BAHIA

Downloads

Publicado

01-05-2024