I Colóquio de Práticas Biológicas Voltadas para Engenharias (I CPBVE): proposta extensionista na contemporaneidade universitária

Autores

Palavras-chave:

Atividades acadêmicas, Produção científica, Extensão universitária, Tripé universitário

Resumo

Com a importância e desafio atribuído as universidades diante do tripé universitário, é notória a relevância de desenvolver trabalhos que envolvam formação profissional de qualidade, a produção cientifica e processos sociais. Com isso, realizou-se no dia 31 de agosto de 2018, o I Colóquio de Práticas Biológicas Voltadas para Engenharias (I CPBVE). Visando a realização de ações efetivas, buscou-se avaliar o evento quanto aos impactos ao meio acadêmico e social. Para esse propósito, foi adotado como principal procedimento metodológico a análise documental por intermédio da elaboração de relatório por parte da comissão organizadora e da aplicação de questionário estruturado que permitiam aos participantes avaliar o evento segundo categorias definidas e explanarem abertamente podendo apontar críticas e sugestões. Os resultados obtidos apontam o sucesso do evento diante do proposto por meio dos objetivos previstos no projeto do evento e diante da avaliação do público frente a proposta universitária.

Biografia do Autor

Darcy Ribeiro de Castro, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Católica do Salvador-UCSAL (1994). É especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2000). É Mestre e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2010-2014) e Pós- Doutor nesta nesta mesma área (2020). É Professor Adjunto- B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na Graduação e Pós-graduação. Está vinculado aos Colegiados dos Cursos de Engenharia de Pesca (EP), Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA) e Pós-graduação em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional (EABCR)- UNEB, Campus XXIV, Xique-Xique-BA. É Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa Ambiental (NEPEA) no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Participa do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua nas linhas de pesquisa Educação e Cultura e Biodiversidade e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Biologia Geral, Meio Ambiente, Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia.

Downloads

Publicado

31-12-2019