Espécies de peixes do Médio São Francisco: análise preliminar da percepção dos pescadores artesanais da comunidade de Nova Iguira, Xique-Xique, Bahia

Autores

  • Ângela Rodrigues PEREIRA Universidade do Estado da Bahia
  • Maria Dilma Souza Teixeira Universidade do Estado da Bahia
  • Cícero Vicente Ferreira Júnior Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-8333-7631

Palavras-chave:

Recursos Pesqueiros, Rio São Francisco, Pesca Artesanal, Educação Ambiental

Resumo

O rio São Francisco é conhecido em sua extensão pela diversidade de espécies de peixes que possuem valor comercial, tendo a atividade pesqueira grande relevância econômica e social para os municípios que o margeiam. Este trabalho teve como objetivo, realizar uma análise preliminar da percepção de pescadores artesanais da comunidade da Nova Iguira, Xique-Xique, Bahia, sobre as espécies nativas e exóticas capturadas quanto a importância, diversidade, distribuição e abundância no ecossistema, além da possibilidade do cultivo em cativeiro. Os dados foram obtidos em junho de 2018 através de entrevistas com uso de formulários semiestruturados, apontando o percentual de 35% de pescadores masculinos e 65% feminino, com um baixo nível de instrução escolar. O quantitativo de pescado capturado foi dividido por espécies, sendo 75% espécies nativas e 25% exóticas, representando 9 e 3, respectivamente. Questionados sobre o cultivo em cativeiro, a maioria dos pescadores informaram não praticar devido aos custos envolvidos.

Biografia do Autor

Cícero Vicente Ferreira Júnior, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade do Estado da Bahia (2013), mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2015),desenvolvendo pesquisa relacionada a morfodinâmica praial a partir do comportamento da zona de espraiamento, utilizando tecnologias de vídeo imagens e sinais espectrais (PSD). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Costeira e Marinha, Morfodinâmica Praial atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica costeira, praias (morfologia e morfodinâmica), erosão costeira, dinâmica de sedimentos, processo costeiros, além de topografia. Atualmente é professor substituo na Universidade do Estado da Bahia (Campus XXIV) nos cursos de Engenharia de Pesca, Engenharia Sanitária e Ambiental, e Especialização em Educação Ambiental Biodiversidade e Cultura Regional (EABCR).

Downloads

Publicado

23-12-2019