Educação ambiental, práticas pedagógicas e os desafios na formação dos professores em Xique-Xique – BA

Autores

  • Allisson Esdras Fernandes de Oliveira Universidade do Estado da Bahia
  • Paula Franciely Grutka Bueno Wagner Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Educação, Educação ambiental, Currículo, Formação de professores

Resumo

O objetivo foi investigar o perfil dos professores da rede municipal de Xique-Xique-Bahia em relação às ações docentes em sala de aula no tocante a Educação Ambiental. Questionamento: de que maneira a Educação Ambiental é trabalhada no contexto escolar através das práticas pedagógicas docentes e o currículo? Foi realizada uma pesquisa de campo com 200 professores. Os principais resultados da pesquisa demonstram que temática Educação Ambiental ainda não é um componente presente nas práticas pedagógicas docentes. Conclui-se que muito ainda deve ser realizado e pensado para que a Educação Ambiental esteja inserida nos espaços educacionais. Como aporte teórico foram estudados os documentos sobre educação vigentes no Brasil, também autores como Loureiro (2004), Guimarães (2006), e Gadotti (2000), entre outros. Espera-se que por meio de estudos como este sejam constituídas ações venham superar a fragilidade no currículo, para que assim as práticas pedagógicas sejam resinificadas durante as aulas.

Downloads

Publicado

11-12-2019