Educação ambiental: estudo sobre a captação e armazenamento de água de chuva no Semiárido Brasileiro
Palavras-chave:
Justiça hídrica, Desenvolvimento sustentável, Convivência com o Semiárido, Alfabetização ecológicaResumo
A captação e o armazenamento de água de chuva é uma alternativa viável para a população do Semiárido brasileiro em que a escassez hídrica é um dos principais problemas sociais. Este trabalho objetivou analisar como a Educação Ambiental se associa às problemáticas ambientais, a partir de pressupostos que podem ajudar/instruir de forma significativa a minimizar a escassez de água no Semiárido. Trata-se de um trabalho qualitativo, exploratório, documental, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo os dados analisados a partir do conteúdo pesquisado. Na implantação dos Programas, Um Milhão de Cisterna-P1MC, Uma Terra e Duas Águas-P1+2 e Cisterna na Escola- PCE, abrangeram técnicas eficazes sustentáveis de convivência com a seca proporcionando melhor qualidade de vida às populações atendidas. Diante disso, a EA é uma grande aliada para o sucesso desses programas, pois, contribuir com a promoção de justiça hídrica, minimiza os conflitos por água e favorece ao estímulo de novas ações sustentáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Sertão Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.