Educação ambiental: estudo sobre a captação e armazenamento de água de chuva no Semiárido Brasileiro

Autores

  • Angela Rodrigues Pereira Universidade do Estado da Bahia
  • Darcy Ribeiro de Castro Universidade do Estado da Bahia
  • Maria Dilma Souza Teixeira Universidade do Estado da Bahia
  • Geovana de Souza Campos Universidade do Estado da Bahia
  • Juliana Bastos Nascimento Universidade do Estado da Bahia
  • Robert Caetano da Silva Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Justiça hídrica, Desenvolvimento sustentável, Convivência com o Semiárido, Alfabetização ecológica

Resumo

A captação e o armazenamento de água de chuva é uma alternativa viável para a população do Semiárido brasileiro em que a escassez hídrica é um dos principais problemas sociais. Este trabalho objetivou analisar como a Educação Ambiental se associa às problemáticas ambientais, a partir de pressupostos que podem ajudar/instruir de forma significativa a minimizar a escassez de água no Semiárido. Trata-se de um trabalho qualitativo, exploratório, documental, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo os dados analisados a partir do conteúdo pesquisado. Na implantação dos Programas, Um Milhão de Cisterna-P1MC, Uma Terra e Duas Águas-P1+2 e Cisterna na Escola- PCE, abrangeram técnicas eficazes sustentáveis de convivência com a seca proporcionando melhor qualidade de vida às populações atendidas. Diante disso, a EA é uma grande aliada para o sucesso desses programas, pois, contribuir com a promoção de justiça hídrica, minimiza os conflitos por água e favorece ao estímulo de novas ações sustentáveis.

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Publicado

29-07-2023