O ensino teórico-prático investigativo de biologia vegetal a partir de conceitos estruturantes: da célula ao organismo

Autores

  • Darcy Ribeiro de Castro Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-8505-6884
  • Charbel Niño El-Hani Universidade Federal da Bahia
  • Robert Caetano Universidade do Estado da Bahia
  • Renata Carvalho Santana Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Ciclo investigativo, Conceitos funcionais, Planejamento de ensino

Resumo

Há uma dificuldade dos professores do Ensino Fundamental e Médio para explicar o conteúdo biológico envolvidos nas atividades práticas e de conduzir a aprendizagem dos alunos, a qual se estende até a universidade. Por esta razão, este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir os conteúdos de biologia vegetal assimilados pelos estudantes após a realização aulas teórico-práticas investigativas a partir de conceitos estruturantes com vistas a produzir implicações para o ensino na área. Usamos um roteiro para observação e análise investigativa das estruturas foliares dos vegetais, composto por questões mediatas e imediatas. Os registros de campo/laboratório foram feitos mediante celular digital/nota de campo e analisados à luz dos referenciais apresentados.  Acreditamos o ensino de um conceito estrutural associado ao seu correspondente funcional, mediante atividade teórico-prática investigativa, contribui para o desenvolvimento deste e de outros conceitos a este relacionados, bem como para um planejamento de ensino na área.

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Publicado

26-01-2022