A biologia celular na visão de estudantes de Engenharia de pesca do campus XXIV, Universidade do estado da BAHIA-UNEB

Autores

Palavras-chave:

Conhecimentos prévios, Conhecimento espontâneo, Pensamento conceitual

Resumo

Nem todos os cursos de Engenharia de Pesca inclui o Componente Curricular de Biologia Celular na sua matriz curricular. Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar os conhecimentos adquiridos sobre Biologia Celular pelos estudantes do ciclo básico do curso de Engenharia de Pesca, Campus XXIV, Universidade do Estado da Bahia-UNEB, mediante ensino de Componentes Curriculares afins (Ecologia, Zoologia Aquática, Botânica Aquática etc.). Efetuou-se uma entrevista estruturada (ee2) com 26 estudantes. A análise de dados foi feita mediante comparação das respostas dos estudantes que foram agrupadas em categorias conceituais e discutidas de acordo com os referenciais apresentados. Evidenciou-se que as disciplinas do ciclo básico possibilitam o contato dos estudantes com os conteúdos de Biologia Celular, muitos deles não ensinados no Ensino Médio, contudo, a sua abordagem é insuficiente para a formação do engenheiro de pesca.

Downloads

Publicado

17-12-2021