Discussões sobre a anemia falciforme na Semana da Consciência Negra: contribuições do PIBID

Autores

  • Magnólia Silva Queiroz Universidade do Estado da Bahia
  • Mercia Barbosa dos Santos Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito
  • Sunanda Barbosa Mendes Universidade do Estado da Bahia
  • Letícia Nayara Barreto dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Tairone Gomes de Cristo Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Ensino de biologia, PIBID, Racismo

Resumo

A anemia falciforme é a alteração genética mais comum na população negra e essa associação desencadeia barreiras estruturadas pelo racismo. Assim, o estudo que segue tem como objetivo analisar reflexões a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Semana da Consciência Negra com estudantes do 1° ano do ensino médio sobre a relação entre a anemia falciforme e o racismo estrutural na nossa sociedade. A oficina consistiu em quatro momentos: diálogo sobre racismo; leitura e análise de texto sobre anemia falciforme; construção de um muro indicando as barreiras existentes sobre a anemia falciforme; desconstrução dessas barreiras. O estudo com abordagem qualitativa a partir da análise de conteúdo mostrou que as reflexões sobre a anemia falciforme na Semana da Consciência Negra se constituem em conhecimentos necessários para compreender o racismo estrutural e tais conclusões desencadearam no pensar sobre abordagens de um ensino de biologia significativo.

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Publicado

06-12-2021