Os conceitos de Biologia Celular de estudantes ingressos em Engenharia de Pesca, Campus XXIV - Xique-Xique, BA

Autores

  • Darcy Ribeiro de Castro Universidade do Estado da Bahia
  • Robert Caetano Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Conhecimentos prévios, Conhecimento espontâneo, Pensamento conceitual

Resumo

Há um consenso na comunidade cientifica de que os estudantes levam para as salas de aula estruturas cognitivas próprias adquiridas mediante experiências com o meio e na escola. Esse trabalho teve como objetivo identificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre Biologia Celular e analisá-los com base nas fases do desenvolvimento humano estudadas por Vygotsky (agregação desorganizada, pensamento por complexo e conceitual). Aplicamos um questionário para 43 estudantes ingressos em 2015.1, sendo os dados organizados em categorias, tabulados com auxílio de estatística básica do Excel e analisados de acordo com os referenciais apresentados. Percebemos que os estudantes apresentaram um conhecimento científico limitado (12,86%), espontâneo (44,8%) e sem rendimento (42,32%), com valores para o conceito estrutural científico (7,9%) e espontâneo (25,5%) e para o funcional científico e espontâneo, respectivamente 4,88% e 18,83%. Houve, portanto, um maior número de concepções espontâneas dos estudantes para as questões estruturais do que para as funcionais.

Downloads

Publicado

26-01-2022