Os conceitos de Biologia Celular de estudantes ingressos em Engenharia de Pesca, Campus XXIV - Xique-Xique, BA
Palavras-chave:
Conhecimentos prévios, Conhecimento espontâneo, Pensamento conceitualResumo
Há um consenso na comunidade cientifica de que os estudantes levam para as salas de aula estruturas cognitivas próprias adquiridas mediante experiências com o meio e na escola. Esse trabalho teve como objetivo identificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre Biologia Celular e analisá-los com base nas fases do desenvolvimento humano estudadas por Vygotsky (agregação desorganizada, pensamento por complexo e conceitual). Aplicamos um questionário para 43 estudantes ingressos em 2015.1, sendo os dados organizados em categorias, tabulados com auxílio de estatística básica do Excel e analisados de acordo com os referenciais apresentados. Percebemos que os estudantes apresentaram um conhecimento científico limitado (12,86%), espontâneo (44,8%) e sem rendimento (42,32%), com valores para o conceito estrutural científico (7,9%) e espontâneo (25,5%) e para o funcional científico e espontâneo, respectivamente 4,88% e 18,83%. Houve, portanto, um maior número de concepções espontâneas dos estudantes para as questões estruturais do que para as funcionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Sertão Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.