Meio ambiente e educação: etnoconhecimento de discentes do curso pré-vestibular "Universidade Para Todos”
Palavras-chave:
Problemas socioambientais, Degradação ambiental, Informação, PercepçãoResumo
O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos alunos do curso pré-vestibular “Universidade para todos”, do pólo 059 Xique-Xique. As turmas foram denominadas Turma 1 e Turma 2, cada qual com 50 alunos. Foi aplicado questionário de caráter quantitativo contendo 9 questões acerca dos impactos atuais no meio ambiente. Participaram 57 estudantes, com idades entre 15 e 25 anos. Quando questionados acerca dos problemas ambientais e se os mesmos interfeririam de alguma forma na sua vida 82,14% da T1 e 86,21% da T2 responderam que sim, 1 7,86% da T1 e 1 0,34% da T2 não responderam, e 3,45% da T2 responderam que não. Alguns possuem visão limitada e incoerente com a realidade, não associam problemas ambientais com a degradação da qualidade ambiental. Para obter um posicionamento ambientalmente coerente e realista por parte da sociedade civil, é necessário ampliar as discussões tanto na esfera escolar quanto social.
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