Autores
-
Fatima Lucia de Brito dos Santos
UNEB
-
Anthony Alves de Amorim
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
-
Vinicius Bastos de Andrade
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
-
Ruy Albuquerque Tenório
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Palavras-chave:
Conservação, Ictiofauna, Tecnologia
Resumo
A taxidermia é uma técnica de conservação de animais mortos despojados de vísceras e carne, porém mantendo suas características físicas externas. Deste modo, o objetivo do presente trabalho foi, mediante o período pandêmico, buscar alternativas na tecnologia para repassar o conhecimento da ictiofauna do rio São Francisco através da técnica de taxidermia de peixes de forma remota, mostrando as etapas necessárias para sua realização em escolas. A metodologia desenvolvida consistiu na filmagem das etapas da técnica, renovação do guia ético e alocação do material digital (vídeo e guia íctico) de maneira que pudesse ser compartilhado e acessado de forma remota. Conclui-se que os conteúdos digitais promoveram maior entusiasmo dos alunos em aprender a técnica e conhecer sobre a ictiofauna do rio São Francisco. Também através da disponibilização do material digital, oficinas e palestras poderão ocorrer de maneira remota, bem como ser utilizado em atividades presenciais para torná-las mais atrativas.
Biografia do Autor
Anthony Alves de Amorim, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
2019
Graduação em andamento em Engenharia de Pesca.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2016 - 2018
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Luiz Viana Filho, CELVF - Santa Brígida - BA, Brasil.
Vinicius Bastos de Andrade, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Discente do Curso de Engenharia de Pesca pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VIII - Paulo Afonso. Participou como monitor bolsista do projeto de extensão Rodada de Palestras itinerantes em comunidades locais na região do Submédio São Francisco (2018). Foi presidente da Associação Atlética Acadêmica de Engenharia de Pesca, realizando eventos e projetos de cunho social e acadêmico. Atuou também no movimento estudantil, compondo o Diretório Acadêmico do curso na função de Diretor de Cultura e Eventos. Participou do Projeto de Extensão de Taxidermia de Peixes, vinculado a Coleção de Referencia do rio Saõ Francisco (CRSF). Possui interesse na área de marinha mercante, piscicultura e afins.
Ruy Albuquerque Tenório, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Alagoas (1997). Especialista em Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998). Mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003). Doutor em Ciências na área de concentração Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora em Áreas Estratégicas de Química e Biotecnologia e sub-área Ecologia Ambiental pela Universidade Federal de Alagoas (2011). Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Recursos Naturais e Engenharia de Pesca, com ênfase em Aquicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Limnologia, manejo e conservações de ecossistemas aquáticos continentais, piscicultura, alimentação e nutrição de organismos aquáticos. Priorizando estudos relacionados ao rio São Francisco e as espécies aquáticas dos gêneros Dendrocephalus, Lophiosilurus e Oreochromis.
Seção
Biodiversidade e Meio Ambiente