Espécies de peixes do Médio São Francisco: análise preliminar da percepção dos pescadores artesanais da comunidade de Nova Iguira, Xique-Xique, Bahia
Palavras-chave:
Recursos Pesqueiros, Rio São Francisco, Pesca Artesanal, Educação AmbientalResumo
O rio São Francisco é conhecido em sua extensão pela diversidade de espécies de peixes que possuem valor comercial, tendo a atividade pesqueira grande relevância econômica e social para os municípios que o margeiam. Este trabalho teve como objetivo, realizar uma análise preliminar da percepção de pescadores artesanais da comunidade da Nova Iguira, Xique-Xique, Bahia, sobre as espécies nativas e exóticas capturadas quanto a importância, diversidade, distribuição e abundância no ecossistema, além da possibilidade do cultivo em cativeiro. Os dados foram obtidos em junho de 2018 através de entrevistas com uso de formulários semiestruturados, apontando o percentual de 35% de pescadores masculinos e 65% feminino, com um baixo nível de instrução escolar. O quantitativo de pescado capturado foi dividido por espécies, sendo 75% espécies nativas e 25% exóticas, representando 9 e 3, respectivamente. Questionados sobre o cultivo em cativeiro, a maioria dos pescadores informaram não praticar devido aos custos envolvidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Sertão Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.