Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no corpo do texto, posicionadas próximo de onde foram chamadas.
  • Arquivos individuais de cada figura, de acordo com as especificações descritas nas normas (dimensões e formatos adequados), estão sendo submetidos ou serão submetidos posteriormente em caso de aceite do manuscrito para publicação. Reconheço que a não submissão desses arquivos poderá gerar atrasos na publicação de meu manuscrito.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As declarações de Autoria e responsabilidade e de Conflitos de interesse (links disponíveis nas diretrizes para autores) foram devidamente preenchidas e fazem parte dos arquivos submetidos.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Os artigos submetidos à Revista Sertão Sustentáveis (RSS) devem ser originais, ainda não relatados ou submetidos à publicação em outro periódico ou veículo de divulgação e devem atender ao escopo da revista. Nenhuma taxa é cobrada para submissão ou publicação de manuscritos aceitos. A Revista Sertão Sustentável publica manuscritos nas categorias: Artigo OriginalArtigo de Revisão e Nota Científica.  Orienta-se que se utilize o template de submissão conforme a categoria do manuscrito a ser submetido: Artigo OriginalArtigo de Revisão ou Nota Científica.

 

Os manuscritos podem ser escritos nos idiomas português, inglês ou espanhol. No caso do trabalho submetido em inglês ou espanhol ser aprovado pelo comitê editorial, o (a) autor (a) correspondente será comunicado (a) para que realize uma revisão profissional de tradução do idioma.

 

Os manuscritos deverão ser vinculados a uma das três áreas temáticas da revista no momento da submissão, com destaque para o enfoque da sustentabilidade regional:

  • Biodiversidade, Meio Ambiente e Ecologia
  • Produção Agroecológica
  • Educação e Cultura

 

As submissões nas categorias de Artigo de Revisão e Nota Científica deverão ser realizadas em suas áreas específicas:

  • Artigo de Revisāo
  • Nota Científica

 

Arquivos obrigatórios para a submissão

A submissão de um manuscrito enquadrado em qualquer categoria (Artigo Original, Artigo de Revisão ou Nota Científica) requer um arquivo com o texto completo do manuscrito (contendo figuras e tabelas), um arquivo contendo a Declaração de Autoria e Responsabilidade, e um arquivo contendo a Declaração de Conflitos de Interesse.

 

Preparação do manuscrito

O manuscrito deverá estar em formato .doc ou .docx. O tamanho da página deverá ser configurado em A4. Todas as margens da página deverão ser ajustadas para 2,5 cm. As páginas e as linhas deverão ser numeradas de forma contínua. A numeração das páginas deve ser posicionada no seu canto inferior direito. Não há limite para número de páginas nas categorias Artigo original e Artigo de revisão. Para a categoria Nota Científica, o manuscrito completo (incluindo Resumo, Abstract, Figuras, Tabelas e Referências) deverá ter no máximo 5 páginas.

 

O corpo do texto deverá ser digitado justificado à página, com espaçamento simples entre linhas, utilizando fonte Calibri (Corpo). O detalhamento das normas de formatação do manuscrito, com suas especificidades, é apresentado na seção Orientação para organização e formatação do texto, a seguir.

 

Na submissão inicial, as figuras deverão estar inseridas no corpo do texto para facilitar o processo de revisão por pares, centralizadas e com largura máxima de 16 cm e altura máxima de 8 cm, conforme a NBR 14.724/2011. Se o manuscrito for aceito para publicação pela Revista Sertão Sustentável, será necessário o envio das figuras em arquivos separados, em um dos formatos aceitos (.jpg, .png, .tiff, .pdfou .svg) e com resolução mínima de 300 dpi. A Revista Sertão Sustentável reserva-se ao direito de não aceitar figuras fora das normas de formatação e/ou que apresentem baixa resolução. A legendadas figuras (e fonte de dados, quando for o caso) deve ser posicionadaabaixodestes elementos e centralizadas na página. A fonte empregada nas legendas e fontes de dados deve ser Calibri (Corpo), tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

 

As tabelas e quadros deverão estar inseridos no corpo do texto e deverão ser produzidos dentro do próprio editor de texto (por exemplo, Microsoft Word). Devem estar preferencialmente em orientação retrato, sendo aceita a orientação paisagem se necessário. Em caso de tabelas e quadros que ocupem mais de uma página, deve-se informar sobre a continuação na(s) página(s) seguinte(s), atentando para repetir a linha do cabeçalho. Demais orientações consultar as normas vigentes (NBR 14.724/2011). A legendadas tabelas e quadros deve ser posicionadaacima destes elementos e centralizadas na página. Em caso de citação de fontes, estas devem ser posicionadas abaixo das tabelas ou quadros.A fonte empregada nas legendas e fontes de dados deve ser Calibri (Corpo), tamanho 10, espaçamento simples entre linhas.

 

Figuras, tabelas, quadros (ou elementos equivalentes) devem estar citados no corpo do texto e deverão ser inseridos logo após a sua primeira citação no texto, que deve ser feita com apenas a primeira letra da palavra em caixa alta, seguida pela numeração indicativa de sua ordem.

 

Orientação para organização e formatação do texto

ARTIGO ORIGINAL

Manuscritos submetidos como Artigo Original deverão conter os elementos: Título, Resumo, Palavras-Chave, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão (preferencialmente como um elemento único), Conclusão ou Considerações Finais, Agradecimentos (opcional) e Referências. Sugere-se que se faça o download do template de submissão na categoria de Artigo Original.

 

Título

O título do manuscrito deverá estar centralizado na página e ser grafado em tamanho 20, espaçamento simples entre linhas, apenas com a letra inicial em caixa alta e, caso exista subtítulo, este deve vir depois de dois pontos, grafado em letras minúsculas e SEM negrito.

Entre as seções Título e Resumo deve existir um espaço simples tamanho 20.

 

Autor (es): Os autores NÃO deverão estar identificados no arquivo do manuscrito. A identificação dos autores deverá ser realizada exclusivamente via preenchimento das informações solicitadas durante o processo de submissão do manuscrito e através do arquivo de declaração de autoria e responsabilidade. Não há limite para o número de autores de um manuscrito.

 

Resumo (e Abstract)

O texto do Resumo (e do Abstract) deve estar justificado à página, ser grafado em Calibri (corpo), tamanho 10, espaçamento simples entre linhas, em parágrafo único, sem recuo de parágrafo e com um máximo de 150 palavras. O título deve estar alinhado à esquerda e ser grafado em negrito, apenas com a primeira letra em caixa alta.

Não deve existir espaço entre o texto do Resumo (e do Abstract) e as Palavras-chave (e Keywords) subsequentes.

 

Palavras-chave (e Keywords)

Devem vir após dois pontos, com no mínimo três e no máximo cinco palavras, simples ou compostas, que não estejam presentes no Título e separadas por ponto. A primeira letra de cada palavra deve ser escrita em caixa alta.

Entre as seções Palavras-chave e Abstract deve existir um espaço simples tamanho 10.

 

Obs: Em se tratando de artigo escrito em idioma estrangeiro (inglês ou espanhol), o título, o resumo e as palavras-chave deverão, também, constar em português, mas com a sequência alterada, vindo primeiro estas seções no idioma estrangeiro e, em seguida, em português.

 

Introdução

O texto da Introdução e das demais seções do manuscrito (até a Conclusão) deve estar justificado à página, ser grafado em Calibri (corpo), tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, com recuo de parágrafo de 1 cm e sem espaçamento entre parágrafos. O título das seções primárias do manuscrito (Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão, Agradecimentos (opcional) e Referências) deve estar alinhado à esquerda da página, sem recuo e ser grafado em negrito, tamanho 14, apenas com as primeiras letras em caixa alta. Não existe espaçamento entre o título das seções primárias e o primeiro parágrafo do texto subsequente. Não inserir tabelas ou figuras.

As citações da literatura utilizada no corpo do texto deverão estar de acordo com os exemplos a seguir (demais tipos de citações consultar a NBR 10520/2023):

  • Um autor: Torres (2008) ou (Torres, 2008);
  • Até três autores: Torres, Gomes e Marcos Filho (2002) ou (Torres; Gomes; Marcos Filho, 2002);
  • A partir de quatro autores: França et al. (2009) ou (França et al., 2009). Atenção para o uso do itálico nas expressões em latim.

 

Material e Métodos

Deve-se neste espaço descrever informações completas quanto à realização do trabalho como local, período, instituições envolvidas, materiais utilizados e métodos aplicados.

Quando existirem subseções, o título também deve estar alinhado à esquerda da página, sem recuo e ser grafado apenas com a primeira letra em caixa alta, seguindo a seguinte formatação a depender da hierarquia da subseção:

  • Título da subseção de 2ª ordem (negrito, tamanho 12)
  • Título da subseção de 3ª ordem (itálico, tamanho 12)

Deve existir um espaço simples, tamanho 12, entre as subseções.

 

Resultados e Discussão

Os resultados poderão ser apresentados em seção independente (Resultados) ou unidos com a discussão (Resultados e Discussão), de acordo com a preferência do autor. Devem-se apresentar os resultados e discuti-los comparando-os com a literatura atual.

 

Conclusão ou Considerações Finais

Deve ser escrita em texto corrido, sem tópicos.

 

Agradecimentos

A seção de agradecimentos é opcional, mas deverá ser incluída sempre que o manuscrito resultar de um projeto que obteve financiamento.

 

Referências

As referências deverão estar alinhadas à esquerda, ser grafadas em Calibri (corpo), tamanho 12, espaçamento simples entre linhas, sem recuo de linhas e deve existir um espaço simples, tamanho 12, entre as referências. Um percentual de 50% do total das referências deverá ser referente a publicações recentes (máximo de 10 anos) em periódicos científicos indexados.

 

O título do periódico não deve ser abreviado.

 

Sugere-se que seja evitado a citação de LITERATURA CINZA (resumos, trabalhos apresentados e publicados em congressos e similares, monografias, dissertações, teses).

 

As referências deverão ser apresentadas de acordo com as seguintes orientações (demais tipos de referências consultar a NBR 6023/2018):

 

Artigos científicos:

SOBRENOME, A. B.; SOBRENOME, B. C.; SOBRENOME, D. E. Título completo do artigo. Nome Completo do Periódico, Vol(Núm): página inicial-página final, ano de publicação. Disponível em: informar endereço eletrônico sem hiperlink. Acesso em: informar data de acesso com o mês abreviado.

Exemplos:

PEREIRA, A. R.; CAMPOS, G. S.; NASCIMENTO, J. B.; TEIXEIRA, M. D. S.; SILVA, R. C.; CASTRO, D. R. Educação ambiental: estudo sobre a captação e armazenamento de água de chuva no semiárido brasileiro.  Revista Sertão Sustentável, 4 (1):41-53, 2022.

Livros:

SOBRENOME, A. B.; SOBRENOME, B. C.; SOBRENOME, C. D.; SOBRENOME, D. E. Título do livro. Número de edição. Cidade: Editora, ano de publicação.

Exemplos:

 

SILVA, M. J.; COIADO, D.G.S.; PIRES, W.N.  Território de Irecê- Limitações e Perspectivas de Desenvolvimento com Sustentabilidade. 1. ed. Irecê: Alugue Gráfica, 2017. v. 1. 422p.

 

Capítulo de livro:

SOBRENOME, A. B.; SOBRENOME, B. C. Título do capítulo. In: SOBRENOME, C. D. Título do livro. Número de edição. Cidade: Editora, ano de publicação.

Exemplos:

PEREIRA, T.F; CASTRO, D.R. A preservação da cultura popular uibaiense como mote para o trabalho em educação ambiental: uma via de mão dupla: In: Educação científica por meio da interculturalidade de saberes e práticas / Geilsa Costa Santos Baptista, Paulo César Pinheiro, Luiz Márcio Santos Farias, organizadores. - Salvador: EDUFBA, 2021. 319 p.

 

ARTIGO DE REVISĀO

Manuscritos submetidos como Artigo de Revisão deverão conter as seções Título, Resumo, Palavras-Chave, Abstract, Keywords, Introdução, Conclusão ou Considerações Finais, Agradecimentos (Opcional) e Referências e seguir as orientações de formatação apresentadas para a categoria Artigo Original.

O texto da revisão deverá ser desenvolvido através da discussão de tópicos livres levantados pelos autores.

Sugere-se que se faça o download do template de submissão em formato de Artigo de Revisão.

 

 

NOTA CIENTÍFICA

Manuscritos submetidos como Nota Científica deverão conter os elementos Título, Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Conclusão ou Considerações Finais, Agradecimentos (Opcional) e Referências e seguir as orientações de formatação apresentadas para a categoria Artigo Original. 

Após o Abstract eKeywords, os autores deverão fornecer um texto descrevendo introdução ao tema/problema, metodologias aplicadas, resultados encontrados e discussão, sem apresentar esses elementos como tópicos. Relatórios de aulas práticas em laboratório ou em campo não serão aceitos para publicação como notas científicas.

Sugere-se que se faça o download do template de submissão em formato de Nota Científica.

 

Nota Científica

Manuscritos submetidos como Nota Científica deverão conter os elementos título, título curto, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, conclusão (opcional), agradecimentos (opcional) e referências. 

Após o abstract e keywords, os autores deverão fornecer um texto descrevendo introdução ao tema/problema, metodologias aplicadas, resultados encontrados e discussão, sem apresentar esses elementos como tópicos. Relatórios de aulas práticas em laboratório ou em campo não serão aceitos para publicação como notas científicas.

Artigo de Revisāo

Manuscritos submetidos como Artigo de Revisão deverão conter os elementos título, título curto, resumo, palavras-chave, abstract, keywords, introdução, conclusão (opcional), agradecimentos (opcional) e referências.

O texto da revisão deverá ser desenvolvido através da discussão de tópicos livres levantados pelos autores.

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