A participação do Programa de Iniciação à Docência no Projeto Político Pedagógico

Autores

  • Magnólia Silva Queiroz Universidade do Estado da Bahia
  • Vileneide Santana de Araujo Universidade do Estado da Bahia
  • Lila Monteiro Falcão Universidade do Estado da Bahia
  • Lucas Teixeira de Matos Universidade do Estado da Bahia
  • Héverton Wesley da Silva Almeida Paixão Universidade do Estado da Bahia
  • Renata da Silva Cunha Universidade do Estado da Bahia
  • Areádiner da Silva Lima Universidade do Estado da Bahia
  • Caíque Abades Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Lucas Santana Gomes dos Reis Cruz Universidade do Estado da Bahia
  • Adriana Amorim São Paulo Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito

Palavras-chave:

Educação, Escola, PIBID

Resumo

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma proposta de trabalho que documenta os objetivos, metas e ações da escola a partir de uma construção coletiva. Esse artigo resulta de uma pesquisa qualitativa exploratória que objetivou analisar e atualizar a participação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no PPP de uma escola/campo. A análise foi feita em três momentos: leitura individual e duas leituras coletivas. A leitura individual, livre, consistiu em conhecer o PPP como um todo. A primeira leitura coletiva buscou analisar o PIBID no PPP a partir de palavras norteadoras como Iniciação à Docência, PIBID e Pibidianos. A segunda leitura coletiva buscou identificar pontos do PPP para atualizá-lo. Após a análise percebeu-se que não houve menção sobre o PIBID no documento, mas nas entrelinhas podemos entender que o programa se faz presente. O PIBID é um forte aliado para a escola/campo, tornando-se importante sua menção.

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Publicado

05-10-2023