O desenvolvimento do pensamento sistêmico de estudantes do Ensino Fundamental I da Cooperativa de Ensino de Central-BA- COOPEC
Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural, Micro-organismos/células, Animais (ser humano), Plantas, Níveis de ConhecimentoResumo
O presente trabalho foi desenvolvido na Cooperativa de Ensino de Central-BA- COOPEC, no período de 2009 a 2012. Trata-se de um estudo com crianças na faixa etária entre 7 e 11 anos de idade. Abrange a formação de conceitos científicos á luz da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Esse trabalho teve como objetivo investigar a compreensão sistêmica dos estudantes do Ensino Fundamental I para os conceitos de estrutura e funcionalidade de micro-organismos/células, vegetais e animais (ser humano), após participarem de atividades teórico-práticas investigativas na referida escola. A coleta de dados envolveu a observação participante com registros feitos com fotografias e notas de campo, sendo transcritos e analisados comparativamente em 4 Níveis de Conhecimento (NCs) conceitual ou sistêmico (NC1 a NC4). Para esses padrões, observamos um aumento gradativo na compreensão sistêmica dos estudantes sobre a estrutura e função de micro-organismos/células, animais (ser humano) e plantas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Sertão Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.