O aprendizado dos estudantes de Engenharia de Pesca através de um curso de extensão prático de Biologia Celular
Palavras-chave:
Aulas práticas, Pensamento sistêmico, Implicações para o ensinoResumo
As aulas práticas com viés investigativo e sistêmico se apresentam como uma das estratégias de ensino eficazes para o aprendizado dos estudantes em Biologia Celular. Este trabalho teve como objetivo analisar os níveis de aprendizado dos estudantes do curso de Engenharia de Pesca, após participarem de aulas práticas de Biologia Celular num curso de extensão, tendo em vista suas implicações para o ensino. Usou-se a pesquisa qualitativa vinculada à observação participante e a entrevista semiestruturada. Os dados oriundos das aulas práticas e das entrevistas foram agrupados em categorias conceituais e analisados comparativamente. Verificou-se que a maioria dos estudantes apresenta um nível de pensamento espontaneísta sistêmico em detrimento daquele voltado para o nível científico sistêmico em transição e o científico propriamente dito. Percebe-se que um ensino prático de Biologia Celular dentro de um sistema conceitual facilita a aprendizagem e potencializa a aquisição de uma visão crítica e autônoma sobre o assunto.
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