Análise do microcrédito rural nos anos de 2016 a 2020 na região Nordeste e realidade local do município de Xique-Xique, BA

Autores

  • Fabiana Sancho de Souza Franca Universidade do Estado da Bahia
  • Zoraima de Oliveira Pereira Universidade do estado da Bahia
  • César Antunes Rocha Nunes Universidade Estadual de Feira de Santana https://orcid.org/0000-0001-7180-3829

Palavras-chave:

Atividade Agrícolas, Operacionalização, Sustentabilidade

Resumo

O Microcrédito rural tem ganhado espaço na Agricultura familiar através de investimento e custeio das atividades agrícolas. O objetivo do presente trabalho é analisar os impactos da linha de crédito Agroamigo na agricultura familiar. Foi realizada uma revisão de literatura abrangendo as principais publicações acadêmicas sobre o conteúdo, através de planilhas dos últimos 5 anos (2016 a 2020), extraídas do programa Agroamigo. Os dados foram anexados no programa computacional Excel para tabular as informações e gerar gráficos. Notou-se a diminuição da inadimplência, crescimento dos valores contratados, maior inclusão do gênero feminino nas contratações e que ao longo de anos, o programa Agroamigo ampliou substancialmente sua carteira de crédito, ocupando a cada ano um espaço maior nas ofertas de microcrédito, resultados obtidos pela avaliação dos dados operacionais, tornando-se uma possível opção para o fortalecimento da agricultura familiar, e diminuição da pobreza no Brasil.

Biografia do Autor

Fabiana Sancho de Souza Franca, Universidade do Estado da Bahia

Engenheira de Pesca

Zoraima de Oliveira Pereira, Universidade do estado da Bahia

Bacharela (2013) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós graduada em Engenharia e Segurança no Trabalho (2015) e em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional (2015). Atualmente atua como Professora Substituta da Universidade Estadual da Bahia (UNEB)- DCHT XXIV, nos cursos de Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Pesca e Responsável Técnica pela área de segurança do trabalho da JZ Consultoria Ambiental. Experiência em Docência de Nível Superior- Graduação, e em Elaboração de Projetos de Segurança do Trabalho. 

César Antunes Rocha Nunes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2003). Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com área de concentração em Nutrição e Alimentação de Organismos Aquáticos(2010). Doutorado em Zootecnia pelo Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com linha de pesquisa em Nutrição de Não-Ruminantes(2014).Tem experiência com extensão rural, produção, manejo e nutrição de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Piscicultura, carcinicultura marinha e continental, economia solidária, educação, comunicação no campo, projetos voltados para Agricultura Familiar, atividades coletivas e captação de recursos. Atualmente é professor Adjunto A da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Departamento de Ciências Biológicas - DCBIO, Área VI. Pesquisador cadastrado junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil - CNPq, através do Núcleo de Estudo e Pesquisa Ambiental - NEPEA. Orientador da ConsultAgro Jr., Empresa Júnior de Agronomia da UEFS. Membro do Comitê de Ética no Uso de Animais da UEFS.

Downloads

Publicado

23-10-2023