Características físico-químicas de solos de viveiros no cultivo do camarão Litopenaeus vannamei (Boone - 1931)

Autores

Palavras-chave:

Carcinicultura, pH, Matéria Orgânica, Acidez Potencial

Resumo

O objetivo deste trabalho foi caracterizar a composição físico-química de três solos de viveiros semi-intensivos de Litopenaeus vannamei, pertencentes a Fazenda Oruabo, da Bahia Pesca. As amostras foram coletadas a uma profundidade de 0 a 20 cm utilizando-se de um enxadão e um cano de PVC de 11/2 polegada e 30 cm de comprimento. Após a coleta das amostras simples, essas foram misturadas para compor a amostra composta e posteriormente foram encaminhadas ao laboratório da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola. As análises químicas e granulométricas seguiram a metodologia proposta pela Embrapa. Todos os solos apresentaram maiores teores da fração areia, possivelmente pelas condições edáficas e histórico de manejo do local. O viveiro 06 apresentou relação positiva no percentual dos coloides e das bases. As concentrações dos micronutrientes são consideradas baixas. Conclui-se que as práticas de manejo são importantes para elevar a concentração de nutrientes fundamentais a criação de L. vannamei.

Biografia do Autor

César Antunes Rocha Nunes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2003). Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com área de concentração em Nutrição e Alimentação de Organismos Aquáticos(2010). Doutorado em Zootecnia pelo Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com linha de pesquisa em Nutrição de Não-Ruminantes(2014).Tem experiência com extensão rural, produção, manejo e nutrição de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: Piscicultura, carcinicultura marinha e continental, economia solidária, educação, comunicação no campo, projetos voltados para Agricultura Familiar, atividades coletivas e captação de recursos. Atualmente é professor Adjunto A da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Departamento de Ciências Biológicas - DCBIO, Área VI. Pesquisador cadastrado junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil - CNPq, através do Núcleo de Estudo e Pesquisa Ambiental - NEPEA. Orientador da ConsultAgro Jr., Empresa Júnior de Agronomia da UEFS. Membro do Comitê de Ética no Uso de Animais da UEFS. 

Frederico Vasconcelos Ribeiro, RM Agroflorestal

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2002) e mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitossanidade, cooperativismo, silvicultura e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas agroflorestais, recuperação de áreas degradadas, cooperativismo, associações de pequenos produtores e entomologia agrícola. Atualmente é sócio propreitário da RM Agroflorestal.

Rafael Lima Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atuou como estagiário de Iniciação Científica no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais desenvolvendo protocolos de estabelecimento e micropropagação com a espécie Ziziphus joazeiro. Atualmente desenvolve trabalho de conclusão de curso nas áreas de manejo de resíduos sólidos, compostagem e vermicompostagem. Atua como estagiário no Centro de Agroecologia Rio Seco. Conjuntamente presta diversos serviços para a empresa ConsultAgro Jr, atuando principalmente como gerente de Recursos Humanos.

Downloads

Publicado

31-12-2023