Avaliação do crescimento da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus LINNAEUS, 1758) DO CIRPAXX (2A/CIX) DA CODEVASF, Xique-Xique - Bahia
Palavras-chave:
Aquicultura, Modelo de crescimento de von Bertalanffy, TilapiculturaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento da tilápia (Oreochromis niloticus) em cultivo semi-intensivo. O experimento foi realizado na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), durante 100 dias. Os exemplares foram colocados no interior de três bolsões, em um tanque de alvenaria de 9 m2, sendo 400 indivíduos para cada bolsão. As biometrias foram realizadas semanalmente com 50 indivíduos de cada bolsão, utilizando peneira e balde. O peso (g) foi aferido com balança de precisão. Os dados abióticos (temperatura, pH, oxigênio dissolvido e condutividade elétrica) foram obtidos através de sonda multiparâmetro. Valores de temperatura (23,7 - 28,9 ̊C) e pH (8,38 - 10,31) provavelmente interferiram no crescimento dos indivíduos. O modelo de von Bertalanffy se ajustou bem aos dados e ficou evidenciado que o crescimento dos indivíduos não ocorreu de forma satisfatória como esperado na aquicultura, com previsão de 730 g na despesca.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Sertão Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.