Avaliação do crescimento da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus LINNAEUS, 1758) DO CIRPAXX (2A/CIX) DA CODEVASF, Xique-Xique - Bahia

Autores

Palavras-chave:

Aquicultura, Modelo de crescimento de von Bertalanffy, Tilapicultura

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento da tilápia (Oreochromis niloticus) em cultivo semi-intensivo. O experimento foi realizado na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), durante 100 dias. Os exemplares foram colocados no interior de três bolsões, em um tanque de alvenaria de 9 m2, sendo 400 indivíduos para cada bolsão. As biometrias foram realizadas semanalmente com 50 indivíduos de cada bolsão, utilizando peneira e balde. O peso (g) foi aferido com balança de precisão. Os dados abióticos (temperatura, pH, oxigênio dissolvido e condutividade elétrica) foram obtidos através de sonda multiparâmetro. Valores de temperatura (23,7 - 28,9 ̊C) e pH (8,38 - 10,31) provavelmente interferiram no crescimento dos indivíduos. O modelo de von Bertalanffy se ajustou bem aos dados e ficou evidenciado que o crescimento dos indivíduos não ocorreu de forma satisfatória como esperado na aquicultura, com previsão de 730 g na despesca.

Biografia do Autor

Jana Ribeiro de Santana, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação (2011) em Engenharia de Pesca pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especialização (2021) em Recursos Pesqueiros e Piscicultura pela Faculdade Unyleya, mestrado (2015) e doutorado (2019) em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente atua como professora substituta na Universidade do Estado da Bahia nos cursos de Engenharia de Pesca, Engenharia Sanitária e Ambiental e Pós Graduação em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional. Possui experiência no estudo da ecologia e identificação de organismos planctônicos marinhos e continentais (em especial o ictioplâncton) e no estudo das comunidades ictíicas marinhas e continentais. Também tem experiência na produção de manuais de identificação, composição de coleções de referência e realização de estudos de impactos ambientais. Atua principalmente nas áreas de ictiologia, planctologia, ecologia aquática, oceanografia e limnologia. Outra área de seu interesse é a extensão pesqueira.

Alejandro Esteweson Santos Faustino da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Biólogo formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre e Doutor em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e estudante do curso de bacharelado em Estatística da Universidade Salvador (UNIFACS). Possui interesse nas áreas de bioestatística, oceanografia biológica, limnologia, ecologia e sistemática do plâncton de ambientes marinhos e de águas continentais. Possui experiência no estudo de organismos micro, meso e macroplanctônicos, e de suas relações com os parâmetros químicos, físicos, biológicos, espaciais e temporais dentro dos ecossistemas.

Downloads

Publicado

21-10-2020