A Botânica nas universidades públicas da Bahia: a busca de uma abordagem funcional de ensino para os licenciandos

Autores

  • Darcy Ribeiro Castro Universidade do Estado da Bahia https://orcid.org/0000-0002-8505-6884
  • Francisco Assis Ribeiro dos Santos Universidade do Estadual de Feira de Santana
  • Robert Caetano
  • Renata Carvalho Santana

Palavras-chave:

Projetos Pedagógicos de Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação Inicial, Estratégias de Ensino

Resumo

Os cursos de formação de professores da Educação Básica em todo o país estão em processo de mudanças, incorporando as novas diretrizes estabelecidas com a nova legislação. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma análise acerca da organização e abordagem dos conteúdos de botânica ensinados nos cursos de Ciências Biológicas das universidades públicas baianas com vistas a contribuir com a formação docente inicial dos licenciados. Envolveu um trabalho qualitativo mediante estudo documental dos Projetos Pedagógico de Cursos- PPCs dos cursos. Os dados foram categorizados e analisados qualitativamente. Verificamos que os Cursos de Ciências Biológicas em geral encontram dificuldades operacionais para o ensino de conteúdos específicos de botânica para os quais demandam o uso de abordagem funcional, a exemplo da macro-microscópica dos conteúdos associada ao Ensino Investigativo Sistêmico, principalmente considerando a ausência da Biologia Celular como Pré-Requisito (PR) para a maioria dos cursos.

Biografia do Autor

Darcy Ribeiro Castro, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Católica do Salvador-UCSAL (1994). É especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2000). É Mestre e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2010-2014) e Pós- Doutor nesta nesta mesma área (2020). É Professor Adjunto- B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na Graduação e Pós-graduação. Está vinculado aos Colegiados dos Cursos de Engenharia de Pesca (EP), Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA) e Pós-graduação em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional (EABCR)- UNEB, Campus XXIV, Xique-Xique-BA. É Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa Ambiental (NEPEA) no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Participa do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua nas linhas de pesquisa Educação e Cultura e Biodiversidade e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Biologia Geral, Meio Ambiente, Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia.

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Publicado

26-11-2023