A Botânica nas universidades públicas da Bahia: a busca de uma abordagem funcional de ensino para os licenciandos
Palavras-chave:
Projetos Pedagógicos de Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formação Inicial, Estratégias de EnsinoResumo
Os cursos de formação de professores da Educação Básica em todo o país estão em processo de mudanças, incorporando as novas diretrizes estabelecidas com a nova legislação. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma análise acerca da organização e abordagem dos conteúdos de botânica ensinados nos cursos de Ciências Biológicas das universidades públicas baianas com vistas a contribuir com a formação docente inicial dos licenciados. Envolveu um trabalho qualitativo mediante estudo documental dos Projetos Pedagógico de Cursos- PPCs dos cursos. Os dados foram categorizados e analisados qualitativamente. Verificamos que os Cursos de Ciências Biológicas em geral encontram dificuldades operacionais para o ensino de conteúdos específicos de botânica para os quais demandam o uso de abordagem funcional, a exemplo da macro-microscópica dos conteúdos associada ao Ensino Investigativo Sistêmico, principalmente considerando a ausência da Biologia Celular como Pré-Requisito (PR) para a maioria dos cursos.
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