Inclusão da farinha da parte aérea da mandioca (Manihot esculenta Crantz) na alimentação do camarão Macrobrachium rosenbergii (HELLER, 1862)
Palavras-chave:
Crustáceos. Parâmetros zootécnico. Ingrediente.Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a influência da farinha da parte aérea da mandioca (Manihot esculenta Crantz) na fase juvenil do camarão M. rosenbergii. O experimento foi realizado no Laboratório de Carcinicultura da Universidade do Estado da Bahia - Campus XXIV, com duração de 30 dias. Utilizou (388 ind/m³), peso médio (0,05g ± 0,08g). O delineamento foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os camarões foram submetidos a tratamentos contendo a adição de 5%, 10%, 15% e 20% da farinha da parte aérea da mandioca na ração comercial farelada (35% PB) e dieta controle (0%). As médias de desempenho zootécnico: sobrevivência, ganho de peso, peso médio, conversão alimentar aparente, biomassa, produtividade e taxa de crescimento específico pelo teste de Tukey (p>0,05) não apresentaram diferença significativa. Portanto à inclusão da parte aérea da mandioca não influenciou no desempenho zootécnico em dietas para o camarão da espécie Macrobrachium rosenbergii.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Sertão Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.