Palavras-chave:
Ensino de matemática, Aprendizagem virtual, Educação, Formação inicial
Resumo
As dificuldades do aprendizado em matemática atingem indivíduos em todas as esferas da sociedade e níveis de ensino. Esse trabalho buscou analisar o desempenho obtido no Curso de Nivelamento em Matemática Elementar por discentes dos cursos de engenharia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XXIV. O curso contou com a realização das atividades à distância através do Ambiente Virtual de Aprendizagem disponibilizado pela Unidade Acadêmica de Educação a Distância. Optou-se por uma pesquisa quantitativa, com a aplicação de testes e questionários, ambos analisados mediante software Microsoft Excel. Constatou-se que o curso contribui para auxilio da aprendizagem de 1 00% dos estudantes concluintes, porém apenas 26,67% deles atingiram a média devido à falta de pré-requisitos na área. Em geral, o curso contribuiu para o aprendizado dos estudantes e para formação de conhecimentos prévios para os componentes que envolvem o uso da matemática, a exemplo dos Cálculos e das Físicas.
Biografia do Autor
Robert Caetano, Universidade do Estado da Bahia
Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, DCHT XXIV. Atuou como monitor em projetos área de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (2017), Tecnologia da Informação no Ensino de Matemática (2018) e Biologia (2018); monitor de ensino nos componentes Cartografia e Geoprocessamento (2019), Física I (2019-2020) e Cálculo III (2021); estagiário na Secretaria de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Central (2020). Atualmente é monitor no projeto "Atividades Experimentais em Física como Ferramenta para o Estudo de Fenômenos Ambientais", e integra o Grupo de Estudos em Biologia Sistêmica (GEBS).
Rebeca Dourado Gonçalves, Universidade do Estado da Bahia
Possui Graduação em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006) e Mestrado em Física (2008) e Doutorado em Física (2013) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - Campus XXIV - Xique-Xique - Bahia. Tem experiência na área de Física, com ênfase em defeito topológico e estrututa eletrônica de nanoestruturas de compostos BN.
Darcy Ribeiro de Castro, Universidade do Estado da Bahia
Possui graduação em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade Católica do Salvador-UCSAL (1994). É especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2000). É Mestre e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia-UFBA (2010-2014) e Pós- Doutor nesta nesta mesma área (2020). É Professor Adjunto- B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando na Graduação e Pós-graduação. Está vinculado aos Colegiados dos Cursos de Engenharia de Pesca (EP), Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA) e Pós-graduação em Educação Ambiental, Biodiversidade e Cultura Regional (EABCR)- UNEB, Campus XXIV, Xique-Xique-BA. É Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa Ambiental (NEPEA) no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Participa do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua nas linhas de pesquisa Educação e Cultura e Biodiversidade e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Biologia Geral, Meio Ambiente, Educação Ambiental e Ensino de Ciências e Biologia.